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Resolução Normativa 344

Ano

2007

Data de Criação

10/08/2007

Data de Vigência

Data de Revogação

10/04/2015


Documentos Relacionados
   Resolução Normativa 461 - Revoga - Resolução Normativa 344

Aprova o Regulamento de Eventos apoiados pelo Conselho Federal de Administração, e dá outras providências


         Revogada pela Resolução Normativa n. 461, de 10/04/2015

 

 

Publicada no D.O.U. nº 183, de 21/09/2007 Seção 1 – Página 90

 

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 344, DE 10 DE AGOSTO DE 2007

 

Aprova o Regulamento de Eventos apoiados pelo Conselho Federal de Administração, e dá outras providências.

O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso da competência que lhe conferem a Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965, o Regulamento aprovado pelo Decreto n.º 61.934, de 22 de dezembro de 1967, e o Regimento aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 309, de 14 de setembro de 2005,

          CONSIDERANDO o disposto no art. 6º da Lei n.º 8.443, de 16 de julho de 1992,

          CONSIDERANDO a necessidade de aprimorar e normatizar os procedimentos referentes à realização de eventos apoiados pelo Conselho Federal de Administração,

          CONSIDERANDO o pedido de repasse de recursos financeiros e de apoio institucional, para a realização de eventos, e a

          DECISÃO do Plenário, por maioria, na 19ª reunião plenária, realizada no dia 10 de agosto de 2007,

          RESOLVE:

          Art. 1º Aprovar o Regulamento de Eventos apoiados pelo Conselho Federal de Administração, à exceção de ENBRA e FIA.

          Art. 2º Esta Resolução Normativa entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, especialmente a Resolução Normativa CFA N.º 321, de 20 de dezembro de 2005.

 

Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO

Presidente

CRA/SP N° 97


 

REGULAMENTO DE EVENTOS APOIADOS PELO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

 

          Art. 1º O presente Regulamento estabelece normas para a concessão de apoio, pelo Conselho Federal de Administração, a eventos de interesse da profissão de Administrador.

          Art. 2º Para a realização e co-realização de qualquer evento de interesse da profissão de Administrador, que contar com a participação, através de auxílio financeiro, do Conselho Federal de Administração, deverá o Promovente apresentar Anteprojeto, Projeto, Convênio de Cooperação Financeira, Relatório do Evento e Prestação de Contas, conforme instruções contidas, respectivamente, nos Anexos I, II, III, V e VI que integram o presente Regulamento.

          § 1º Somente poderão se candidatar os CRAs que estiverem em dia com as quotaspartes, balancetes, prestações de contas do PROAR, prestações de contas de outros eventos, parcelamento de débito porventura existente e não ter pendências relacionadas à recomendação de relatórios de auditoria.

          § 2º A apresentação do Anteprojeto ao CFA deverá ocorrer no prazo mínimo de 120 (cento e vinte) dias, e a do Projeto no prazo mínimo de 60 (sessenta) dias anteriores à realização do evento.

          Art. 3º A liberação dos recursos dependerá da apresentação e aprovação do Projeto pelo Plenário do CFA, na forma do disposto nos Anexos II e III.

          Art. 4º Os pedidos de apoio institucional serão aprovados pela Diretoria Executiva, sendo que na impossibilidade de a Diretoria assim proceder poderá a Câmara de Relações Internacionais e Eventos sobre os mesmos decidir, tendo como base critérios fixados pela Diretoria Executiva.

          § 1° Deverá o Promovente, a critério do CFA, inserir no material promocional do (s) evento (s), a logomarca do Conselho Federal.

          § 2° Nos pedidos de apoio institucional deverá o promovente apresentar o anexo I.

          Art. 5º A Prestação de Contas (Anexo VI) deverá ocorrer no prazo de até 60 (sessenta) dias a contar da data de encerramento do evento.

          § 1º A não prestação ou a prestação de contas do evento fora do prazo fixado no caput deste artigo e fora dos parâmetros fixados pelo presente Regulamento, conforme os Anexos III e VI, inabilitará o Promovente a receber quaisquer outros recursos do CFA, até que a situação seja regularizada.

          § 2º A Prestação de Contas deverá estar acompanhada de cópias dos documentos que comprovem as receitas e despesas realizadas, bem como dos extratos de movimentação financeira do evento.

          Art. 6º Para a realização do ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO (ENBRA) e do FÓRUM INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO (FIA), os CRAs deverão obedecer ao presente Regulamento e, ainda, àquele aprovado por Resolução Normativa específica.

          Art. 7º Quando da realização dos eventos, deverá ser distribuído Questionário de Avaliação do Evento, para preenchimento, facultativo, pelos participantes (Anexo VII).

Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 344, de 9 de agosto de 2007

ROBERTO CARVALHO CARDOSO


 
ANEXO I
 
ANTEPROJETO DO EVENTO
 
 
1 - ESQUEMA DO EVENTO:
Itens obrigatórios:
a) Denominação
b) Promoção
c) Patrocínio
d) Tema
e) Definição de técnicas grupais
f) Objetivos gerais e específicos
g) Data
h) Duração
i) Estimativa de participantes
j) Local
l) Idioma
m) Programa (previsão)
n) Público-alvo
2 - INFRA-ESTRUTURA:
Itens obrigatórios:
a) Número de salas e capacidade das mesmas
b) Equipamentos de som, recursos visuais (multimídia) e outros

 


 
ANEXO II
 
ANTEPROJETO DO EVENTO
1 - ESQUEMA DO EVENTO:
Itens obrigatórios:
k) Denominação
l) Promoção
m) Patrocínio
n) Tema
o) Definição de técnicas grupais
p) Objetivos gerais e específicos
q) Data
r) Duração
s) Estimativa de participantes
t) Local
o) Idioma
p) Programa (previsão)
q) Público-alvo
2 - INFRA-ESTRUTURA:
Itens obrigatórios:
c) Número de salas e capacidade das mesmas
d) Equipamentos de som, recursos visuais (multimídia) e outros
3 – PREVISÃO FINANCEIRA:
Itens obrigatórios:
a) Receitas
b) Despesas
 

 
ANEXO III
 
PROJETO DO EVENTO
 
1 - ESQUEMA DO EVENTO:
Itens obrigatórios:
a) Denominação
b) Promoção
c) Patrocínio
d) Tema
e) Definição de técnicas grupais
f) Objetivos gerais e específicos
g) Data
h) Duração
i) Estimativa de participantes
j) Local
k) Idioma
l) Programa (previsão)
m) Público-alvo
2 - CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO:
Itens complementares:
a) Plenárias
b) Grupos de Trabalho
c) Cursos
d) Simpósios
e) Mesas Redondas
f) Conferências
g) Painéis
h) Assembléias
i) Palestras
j) Temas Livres
l) Filmes/Vídeos
m) Seminários
n) Fóruns
o) Debates
p) Feiras
3 - INFRA-ESTRUTURA:
Itens obrigatórios:
e) Número de salas e capacidade das mesmas
f) Equipamentos de som, recursos visuais (multimídia) e outros
g) Telefones
h) Segurança
i) Banheiros
j) Central de Informação e Recepção
k) Reprografia
l) Sinalização Interna e Externa
Itens optativos:
a) Área de Estacionamento
b) Salas de Apoio
c) Espaço para Exposição (n.º de estandes)
d) Voltagem
e) Cozinha
f) Conservação e Limpeza
g) Manutenção
h) Serviço de Bar/Restaurante / Praça de Alimentação
i) Correios
j) Banco
l) Serviço Médico
m) Agência de Turismo (transfer, hospedagem, recepção)
n) Acesso à internet
o) Sala de Imprensa
p) Sala Vip
4 - DIVULGAÇÃO DE EVENTO
4.1. Peças publicitárias:
Itens obrigatórios:
a) Circulares (Ofícios, cartas, etc.)
b) Folders e Cartazes
c) Mala-direta
4.2. Material de apoio
Itens obrigatórios:
a) Logotipia / Símbolo do Evento
b) Comprovantes de inscrição
c) Pastas, blocos e canetas
d) Crachás
e) Certificados
f) Programas
g) Recibo / Nota Fiscal
Itens optativos:
a) Convites personalizados
b) Faixas
c) Formulários de Perguntas
d) Outdoors / Busdoor
e) Releases
f) Resumos, teses e anais
g) Decoração
h) Cenário
i) Papel e Envelope timbrado
j) Informativo do Evento
k) Banners
5 - VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO:
Itens obrigatórios:
a) Site do CFA e da Entidade Promotora Itens optativos:
a) Jornais b) Revistas
c) Emissoras de rádio e televisão
d) Imprensa especializada
e) Correio eletrônico
f) Banners
 
6 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:
Itens obrigatórios:
a) Cerimonial
Itens optativos:
a) Fotografia
b) Gravação
c) Filmagem
d) Programação Social
e) Assessoria de Imprensa, Relações Públicas
f) Confraternização
g) Tradução simultânea para eventos internacionais
 
7 - SECRETARIA EXECUTIVA:
Itens obrigatórios:
a) Coordenação, supervisão e controle de execução
b) Pessoal (secretárias, digitadores, recepcionistas, tradutores, mensageiros)
8 – CONDECORAÇÕES:
Itens optativos:
a) Troféus
b) Placas
c) Medalhas
d) Brindes
 
9 – PREVISÃO FINANCEIRA:
Itens obrigatórios:
a) Receitas
b) Despesas
 

 

ANEXO IV

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA

 

O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA, Autarquia Federal criada pela Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965, representado por seu Presidente, Adm. .........................................................................................., e o....................................................................(nome da entidade), representado por seu representante legal,.........................................................................., doravante denominado PROMOVENTE, firmam o presente Convênio de Cooperação Financeira, nos termos seguintes:

CLÁUSULA I - DO OBJETO

Estabelecer cooperação financeira do CFA com o PROMOVENTE para aplicação de recursos destinados à realização do ......................................................., a ser realizado em (cidade/UF), no período de ............ a .......... de .................. de ..............

CLÁUSULA II - DO VALOR

O valor da cooperação financeira é de R$ ............................................... (.......................................................................), que será repassado ao PROMOVENTE, em ...... parcela(s) (iguais e consecutivas), através de transferência do respectivo valor, para a entidade vinculada ao evento (conta-corrente), por conta da verba consignada no orçamento do CFA, rubrica .......................................................................................................................................

CLÁUSULA III - DAS CONDIÇÕES

São condições para o recebimento do auxílio financeiro:

A – quando se tratar de CRA:

a) estar em dia com a remessa ao CFA de balancetes, quotas-partes, parcelamento de débitos (se houver), prestação de contas de outros eventos e não ter pendência no relatório de auditoria;

b) estar em situação regular junto ao INSS, FGTS, Receita Federal, Receita Estadual e PGFN;

c) aplicar os recursos concedidos, exclusivamente, nas atividades relacionadas com a realização do evento em tela.

B – quando se tratar de entidade que não integra o Sistema CFA/CRAs: a) estar em situação regular junto ao INSS, FGTS, Receita Federal, Receita Estadual e PGFN.

CLÁUSULA IV – DO RETORNO DA COOPERAÇÃO FINANCEIRA

Em caso de superávit, o PROMOVENTE deverá devolver ao CFA, proporcionalmente àquele, quantia correspondente ao percentual de participação do CFA, devendo constar do Projeto aprovado. A devolução será feita por ocasião da Prestação de Contas do evento, sendo a mesma efetuada até o dia ............... de ........................... de ................, acompanhada de fotocópias que comprovem as receitas e despesas realizadas, bem como dos extratos de movimentação financeira do evento. Em caso de déficit, o CFA será isento de qualquer responsabilidade, cabendo exclusivamente ao Promovente assumir o respectivo prejuízo.

CLÁUSULA V – DA RESTITUIÇÃO DO VALOR

Não se realizando o evento, o PROMOVENTE se obrigará a restituir o valor recebido do CFA no prazo de até 10 (dez) dias, após o cancelamento ou suspensão.

CLÁUSULA VI – DAS ATUALIZAÇÕES DO VALOR RECEBIDO

Caso não seja efetuada a Prestação de Contas até 60 (sessenta) dias após o encerramento do evento, o PROMOVENTE ficará impedido de realizar outros eventos apoiados pelo Sistema CFA/CRAs enquanto não apresentar o relatório da referida Prestação de Contas. CLÁUSULA VII – DO FORO Fica eleito o foro de Brasília - DF para dirimir quaisquer dúvidas ou questões acerca do presente Convênio. E, por estarem justas e conveniadas, as partes assinam o presente em três vias do mesmo teor para os mesmos efeitos, na presença de duas testemunhas.

Brasília/DF, ........... de ................................ de ......

Adm. ______________________________       __________________________
Presidente do CFA                                                Representante legal da entidade
CRA/____ Nº _________                                      Nome:_____________________
CPF:________________                                      RG:_______________________
                                                                              CPF:______________________
Testemunhas:
1. ____________________________________
                                       (Nome e qualificação)
2. _____________________________________
              (Nome e qualificação)

ANEXO V

RELATÓRIO DO EVENTO (APOIO FINANCEIRO E INSTITUCIONAL

 

O Relatório deverá apresentar os seguintes itens:
a) Apresentação do evento
b) Realização
c) Organização
d) Patrocínio
e) Apoio
f) Participantes
g) Desenvolvimento Administrativo (planejamento, cronograma, agenda de reuniões)
h) Pré-secretaria e Secretaria Executiva durante o evento (remessa de recibos, convites, controle de inscrições e cortesias, entrega de certificados)
i) Instalação física (local, equipamentos, serviços utilizados, sinalização e decoração)
j) Organização durante o evento (equipes de trabalho)
l) Solenidade de abertura (texto de boas vindas, composição da mesa com as autoridades, agradecimento aos patrocinadores, falas oficiais de abertura, conferência de abertura, coquetel, etc.)
m) Cerimonial de abertura
n) Tabulação dos Questionários de Avaliação do Evento
o) Feira de Negócios
p) Folheteria / Divulgação do evento
- Papel carta (timbrado do evento)
- Envelopes ofício
- Convite para o lançamento do evento
- Cartaz
- Home Page (página do evento na internet)
- Anúncios (jornais, revistas) - Programação oficial
- Crachá (apoio, convidado, expositor, imprensa, moderador, organização, palestrante, participante, presidente de mesa, etc.)
- Certificados - Blocos - Questionário de Avaliação do Evento - Recibos
q) Registro fotográfico
r) Palestrantes
s) Relatório de inscritos

 
 
ANEXO VI
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EVENTO
 
                        RECEITAS
ITEM
ATIVIDADE
DATA DE
RECEBIMENTO
VALOR (R$)

1

 

 

 
 
 
 
PATROCÍNIOS  
                                                                
     
     
     
     
     
     
     
 

    2  

    

 

EXPOSITORES                                 
                           
                    
Stand 1 -
 
 
Stand 2 -
 
 
Stand 3 -
 
 
Stand 4 -
 
 
 
3

 

                           
 
INSCRIÇÕES                           
           
Nº de Inscrições X Valor Unitário Por categoria (estudantes, Administradores, outros profissionais)         
                                                                                         
                                                          
Total
 
 
 
4
       
OUTROS                                          
Juros de Aplicação Financeira    
     
 
  5    
 
 
PARTICIPAÇÃO DO CFA                        
                             
                    
... % sobre o total das receitas
 
 
 
 
 
 
TOTAL DE RECEBIMENTOS DAS RECEITAS               
                                             
                                             DESPESAS
ITEM
ATIVIDADE
DATA DE
PAGAMENTO
VALOR (R$)
1

 

 
 
 
 
 
 
LOCAÇÃO
 
 
Espaço físico
 
 
Equipamento de som
 
 
Computadores e impressoras
 
 
Multimídia
 
 
Cobertura fotográfica / Filmagem
 
 
Máquina de xerox
 
 
 
   2   

 

 
 
 
 
 
ALIMENTAÇÃO                        
                                        
Coffee-break
 
 
Coquetel de abertura
 
 
Jantar de confraternização
 
 
Lançamento do evento
 
 
Alimentação para equipe
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  3     

 

 
 
 
 
 
HONORÁRIOS                                                  
                              
                           
Conferencistas/Palestrantes
 
 
Empresa Organizadora dos eventos
 
 
Mestre de cerimônias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4   
 
 
 
 
HOSPEDAGEM   
              
            
Apartamento single
 
 
Apartamento double
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   5    
 
 

 

 
 
TRANSPORTE                
                        
                     
Transfer
 
 
Passagens
 
 
Passagens nacionais (pré-evento)
 
 
Passagens internacionais
 
 
 
   6     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
PROMOÇÃO DO EVENTO           
                              
                           
Web site (criação/manutenção/hospedagem)
 
 
Outdoor / busdoor
 
 
Outdoor eletrônico
 
 
Anúncio Jornal A
 
 
Anúncio Jornal B
 
 
Outros
 
 
FOLHETERIA
 
 
Postagem
 
 
Gráfica
 
 
Fotolitos
 
 
Criação
 
 
Outros
 
 
Mala direta
 
 
Banners
 
 
Cartazes
 
 
Crachás
 
 
Certificados
 
 
Pastas
 
 
Canetas
 
 
Folders
 
 
Outros
 
 
 
     7      
 
 
 
 
 
 
 
 
SERVIÇOS DE TERCEIROS ESPECIALIZADOS
                                
                            
Tradução simultânea
 
 
Recepcionistas
 
 
Assessoria de Imprensa
 
 
Conservação e Limpeza
 
 
Segurança
 
 
Decoração
 
 
Manutenção
 
 
 
 
 

 

  8    
 
 
 
 
 
 
 
DIVERSOS                                          
                         
                     
Tarifas bancárias
 
 
Impostos
          
          
Cópias
 
 
Reembolso de inscrições
 
 
Reembolso de passagens
 
 
Pagamentos diversos
 
 
Outros
 
 
 
TOTAL GERAL                    
                                           
                                                 QUADRO RESUMO
ITEM          
VALOR (R$)
1
RECEITAS
(+)
 
2
DESPESAS
(- )
 
3
SUPERAVIT
(=)
 
DEFICIT
(=)
 
5
PARCELA A SER DEVOLVIDA AO CFA
(....% DO ITEM 3)
 
 

 


 

 

ANEXO VII

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO EVENTO

 

1. Programa Técnico
1.1. Conteúdo dos Temas
(  ) Teórico
(  ) Teórico e prático
(  ) Prático
(  ) Insuficiente
1.2. Expositores
Na sua opinião, qual foi o melhor expositor?
________________________________________________________________________
__________________________________________________________
Quais as sugestões de expositores que você gostaria de dar para a realização do próximo evento?

___________________________________________________
________________________________________________________________________
__________________________________________________________

2. Auto-avaliação

 

Excelente

Bom

Regular

Insuficiente

Aproveitamento do evento

 

 

 

 

Interesse no assunto/matéria

 

 

 

 

Aptidão para transmitir os conhecimentos recebidos

 

 

 

 

Possibilidade de aplicação no trabalho

 

 

 

 

Observações:



3. Divulgação
3.1. Como tomou conhecimento acerca da realização do evento?
(  ) Mala-direta. Qual?_________________________________________
(  ) Jornal. Qual?_________________________________________
( ) Revista. Qual?_________________________________________
(  ) Site. Qual?_________________________________________
(  ) Informativo da sua categoria profissional.  Qual?____________________
(  ) Outros.           Qual?_________________________________________
3.2. A fonte de informação foi eficaz e motivacional?
(  )Sim
(  )Não
Se não, por quê?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

4. Serviços de apoio ao evento
4.1. Pessoal

DISCRIMINAÇÃO

Profissionais

Dedicados,
mas amadores

Amadores

Coordenação

     

Secretaria Executiva

     

Recepcionista social

     

Apoio ao auditório

     

Outras observações:

 

5. Programação social
5.1. Adequada aos objetivos do evento, ao tempo e conteúdo?
(  )Sim
(  )Não
Por quê?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

6. Benefícios gerais

 

Excelente

     Bom   

  Regular  

Insuficiente

a. Abatimento nas passagens

 

 

 

 

b. Descontos na hotelaria

 

 

 

 

Observações:

 

 

 

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